quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Gases, menstruação e má digestão

Aos 7 anos

- Mamãe, tá doendo aqui - aponta para um ponto entre o estômago e o coração
- Ah, filha, sei lá. O que você fez? - indagou
- Nada, mãe.
- Devem ser gases...
- Não, mãe! Tá dando pontada aqui - apontou, insistente, para o peito
- Ai, meu Deus! Então vamos ao médico.
Começou a chorar:
- Tem médico de coração?
A mãe olhou, confusa:
- Filha, o que você tem?
- É que o Pedrinho, o Pedrinho...eu fiz um desenho pro Pedrinho, mas ele riu, amassou e jogou no lixo - disse aos prantos.
Comovida, a mãe abraçou a filha:
- Ah, minha filha! Os meninos são bobos mesmo. E o Pedrinho mais ainda, por não perceber a garota legal que você é. Vai passar.

Aos 14 anos

- Oi, mãe - entrou na cozinha cabisbaixa - nem vou almoçar hoje.
- O que foi, minha filha?
- Eu tô com muita dor aqui - e apontou a região entre o estômago e a barriga.
- Não vai ficar menstruada, filha?
- Não! - respondeu, colocando a mão no peito.
- Mas ta doendo aí onde você colocou a mão?
- Também...
- Ah, filha, mas aí são os seios...normal, estão crescendo, eles doem. Eu tive dores até os 16 - teorizou a mãe.
- Não, mãe! É o ar que falta. E aí dói aqui, aqui mais embaixo, aqui do lado...
- Acho melhor a gente procurar um médico.
A garota hesitou. Como a maior parte dos adolescentes, não gostava de ter essas intimidades com a mãe, mas acabou caindo no choro:
- É o Pedro, mãe. Acredita que a gente foi junto para aquela festa e ele nem olhou na minha cara hoje.
- Ah, filha, ele não deve ter visto - disse a mãe, tentando amenizar.
- Ele viu sim, mãe. E sabe por que não me cumprimentou? Porque tava andando de mãos dadas com outra garota. Eu quero morrer.
Com compaixão, a mãe disse:
- Ai, filha...os garotos são assim mesmo. Eles demoram mais para amadurecer do que as meninas. Isso é normal. Ele é que é bobo por não estar com uma garota legal como você. Vai passar.

Aos 28 anos

- Nossa, mãe. Tá difícil hoje...
- O que foi, minha filha?
- Nossa, com o coração apertado. Tá difícil de respirar.
- Comeu alguma coisa que não caiu bem?
- É, pode ser mesmo. Estou um pouco enjoada...
- Vixi, filha, quando eu fiquei grávida de você sentia isso... - disse a mãe, toda animada para ser avó.
A filha, com um tom de voz sério, cortou o barato da mãe:
- Eu não estou grávida.
- É, filha, então não sei...Você está precisando de alguma coisa?
- Eu queria o Pedrão de volta, mas isso ninguém pode fazer - e desabou no choro
- Ai, filha. Ainda esse cara?
- É, mãe. Ele não quis nem falar comigo. Disse que não quer me ver e que é melhor assim.
Pegou a cabeça da filha e colocou no colo, como quando era criança:
- Ah, minha filha! Os homens parecem meninos, às vezes. E o Pedrão mais ainda, por não perceber a mulher incrível que você é. Vai passar.

Conclusão: Gases, menstruação, má digestão e coração partido provocam os mesmos sintomas. E essas dores e os conselhos (verdadeiros, mas sempre protocolares) não mudam em tempo algum.

Nenhum comentário: